top of page

Histórico

A primeira edição do I Simpósio Internacional e Nacional de Intervenção Precoce na Infância – I SIIPI, foi realizado em 25, 26 e 27 de junho de 2018 e surgiu a partir das inquietações dos alunos, professores e investigadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Educação Básica- GEPEESP da Universidade Federal do Maranhão acerca da referida temática. Ainda, com o intuito de efetivar no Estado do Maranhão ações prioritárias na atenção básica a crianças que necessitam de suporte ao seu amplo desenvolvimento em condições de igualdade com as demais o GEPEESP organizou esse primeiro Evento.

O I SINIPI contou com a inscrição e participação de 300 pessoas, 66 trabalhos (Pôsters e Comunicação Oral), 04 Palestras Temáticas realizadas por pesquisadores de referência internacional o prof Dr Vítor Franco da Universidade de Évora/Portugal e pesquisadores de referência nacional das seguinte universidades: profa. Dra. Débora Deliberato da Universidade Estadual de São Paulo - UNESP/Marília/SP, profa. Dra. Cecília Guarnieri Batista da Universidade de Campina - UNICAMPI, prof. Dr Geraldo Fiamenghi da UNIFAAT), além desses citados pesquisadores o evento organizou-se em 16 Mesas Temáticas (com renomados profissionais locais com formação na área da Educação, Saúde e Psicologia) registrando-se a participação de 01 Psiquiatra da Infância e adolescência Dr. João Arnoud e uma Neuropediatra da Casa Ninar Dra Patrícia de Sousa, profissionais de referência em intervenção precoce na infância no Estado do Maranhão. Além das palestras, houve ainda, 7 Minicursos (Orientação e Mobilidade, Intervenção pedagógica no Sistema Braille, Atendimento Educacional Especializado, Libras Kids, Formação de professores para identificar sinais precoces de TEA, Intervenção para crianças surdas com uso de tecnologias, Adaptação familiar na deficiência e Transtornos do Desenvolvimento), apresentação de trabalhos, Momentos Culturais, entre outras.

Com a experiência adquirida no primeiro Simpósio Internacional surge a necessidade da difusão da temática em outras cidades do Estado do Maranhão e o município de São Luís nos permite realizar um evento em menor proporção com o intuito de assegurar a formação aos profissionais de Educação e Saúde voltada a Intervenção Precoce na Infância direcionada às crianças com deficiências, Transtorno do Espectro Autista e outras necessidades

bottom of page